Pesquisar
Close this search box.

Frizz na Barba: Saiba O que É e como Diminuir

Afinal, o que é o tal do frizz na barba? Por que ele aparece? O que você pode fazer para resolver? E, principalmente, como é que você pode usar ele ao seu favor?

Se todas essas dúvidas ficam pairando na sua cabeça, fique tranquilo que hoje elas serão respondidas.

Frizz é um assunto que as mulheres conhecem tranquilamente, porém, para nós, homens das cavernas, não é bem assim. Então, vamos a uma definição aproximada do que realmente é esse tal Frizz.

O que é o Frizz na Barba?

Antes de mais nada, devo ressaltar que frizz não é mesma coisa fios crespos na barba, isso são coisas bem diferentes.

Disto isto, Frizz é um nome que inventaram para aquele pelo que insiste em ficar arrepiado, mesmo depois que você penteia.

Se você pudesse botar alguns pelos da sua barba num microscópio e olhar, você veria que eles são revestidos de um monte de células sobrepostas, parecendo escamas. Essas células também são chamadas de cutículas.

Acontece que, quando por qualquer motivo essa escama resseca, ela acaba abrindo. E essas escamas todas abertas fazem o fio perder o sentido natural dele. Quando isso acontece com vários fios ao mesmo tempo, é o que se convencionou chamar de frizz.

O que pode causar o frizz na barba?

Mas o que acontece então para essas escamas abrirem mais fácil e o fio sair do seu sentido natural?

A seguir estão alguns motivos:

  1. Ressecamento na barba
  2. Uso de produtos químicos
  3. Produtos que contenham álcool
  4. Condições climáticas: umidade alta ou baixa
  5. Uso de secador e chapinha com temperaturas elevadas

Há quem tenha dificuldades em manter uma barba hidratada, muito pelo uso de produtos que não são necessariamente para a barba como os shampoos de cabelo. Além disso, o uso exagerado de pranchas para esticar os fios da barba acaba por danificar os pelos.

Nesse sentido, os choques térmicos causados nas diferenças de temperaturas nesses procedimentos fazem com que escamas apareçam e os pelos fiquem frágeis a ponto de se abrirem.

O que acontece? o frizz! Produtos que contém álcool também ajudam a ressecar mais essas escamas.

Em outras palavras, dá pra ver que isso dá um trabalho, porém, tem algumas coisinhas que você pode fazer para evitar ou diminuir um pouco a incidência do frizz na sua barba.

O que fazer para diminuir o Frizz na Barba

A primeira delas, que é bem fácil, é você ficar evitando de passar a mão na barba o tempo todo, sabe, de ficar puxando a barba. Principalmente quando ela tá mais úmida.

Nesse sentido, quando a gente passa muito a mão, seja por mania ou simplesmente pra fazer pose na rua, acabamos gerando atrito entre os pelos. Esse atrito é uma das principais causas das pontas duplas e escamas.

Então, para evitar esse deslize, uma das coisas que você deve fazer é, ao invés de ficar passando a mão na barba, passe um pente de madeira quando bater a vontade de fazer um carinho nela.

Pente de madeira, ideal para barbas médias e longas

Lembrando que a vantagem de usar um pente de madeira, além de deixar o fio mais alinhado, é você também não ficar passando a mão demais a ponto de gerar electrostática. Porque a electrostática é uma outra causa também do frizz.

Se a sua barba é mais crespa, bem mais enrolada, eu recomendo você usar um pente de madeira que tem o dente mais espaçado e maior.

Entretanto, caso você ainda não tenha um de madeira, há uma outra opção de pente que é o pente garfo, ele tem dentes bem espaçados mesmo, que são mais para você desembaraçar os fios e evitar que eles enrolem.

Evite o Calor em Excesso

E outra coisa também, meu caro, foge do calor. E não estou falando desse calor aí que tá fazendo na rua, não. É fugir de coisas que esquentam muito a barba. Por exemplo, na hora de secar a barba com o secador, se você usa secador, vai no vento frio. Não precisa de um vento quente para secar.

O próprio vento é que vai secar, não é a temperatura. Usar chapinha, então, essas que estão aparecendo muito aí em anúncios, foge, sua barba não vai curtir a longo prazo.

Digo isso, porque no primeiro momento, na hora que você estiver usando a chapinha, vai parecer uma mágica. Os fios ficam esticadinhos, dando a ilusão de que a barba nem sequer tem frizz.

Mas, na verdade, você tá fazendo o contrário. Você tá estragando o pelo da sua barba, tá abrindo mais as escamas. E depois que passa esse efeito mais temporário, o estrago já estará feito. Então, foge do calor.

Hidrate sua Barba

De certa forma, é meio lógico que o que causa o ressecamento na barba é a falta de hidratação, né? Então, o ressecamento se combate hidratando a barba.

E para hidratar a barba, você tem que usar produtos específicos para isso. Não adianta você usar um shampoo de cabelo na barba, porque ele vai ressecar mais ainda a coitada.

Ou seja, você tem que usar um shampoo de barba, que é feito para hidratar os fios da barba. E também usar um balm ou um óleo de barba, que são produtos que vão ajudar a selar essas escamas, a deixar o fio mais macio, mais brilhante e mais saudável. E aí, sim, você vai ver que o frizz vai diminuir bastante.

Conclusão

Bom, espero que você tenha gostado desse artigo. Se você quiser saber mais sobre como cuidar da sua barba, veja outras dicas no nosso site, onde eu dou várias dicas e truques para você ter uma barba de respeito.

E se você quiser deixar uma sugestão ou relatar alguma experiência, entre em contato com a gente pelos nossos meios de comunicação. Um abraço e até a próxima. 👋

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.